R. Acaricuara 129 -
Jaraguá
São Paulo, SP | CEP: 05185-440
Tel (011) 3853 2226/ 3942 6782

Mecatronics Equipamentos Industriais

| Home | | Empresa | | Tecnologias | | Produtos | | Catálogos | | Informações | | Contato |

Tecnologias Descontaminação
Secagem E Esterilização

Mecatronics Máquinas e Equipamentos é uma pequena empresa com especialidade em tecnologias de ponta nos setores de Secagem de produtos Agrícolas, Cozimento, Descontaminação, Esterilização, Sanitização e/ou Higienização de Produtos Alimentícios, Farmacêuticos, Veterinários ou medicinais. Com especialidades em microondas industrial, Infravermelho, Ozônio e Ultravioleta possui todos os meios de produzir equipamentos e tecnologias para todos os setores da indústria.

Aliando Energias Térmicas, Mecânica, Mecatrônica, Plasma, Calderaria Industrial, Efeito Corona, Rádiofrequencia e dedicada a fabricação de máquinas e equipamentos industriais de alta tecnologia para diversos setores de suprimentos.

As principais linhas de produtos compõem-se de fornos infravermelhos, microondas calor recirculantes, irradiantes, para produção de alimentos, sistemas de descontaminação, higienização, sanitização e esterilização alimentar, agro-industrial, farmacêutico, medicinal, esterilização hospitalar, industrial, linhas de produção com calor e frio, climatização, scattering ou dispersores sólidos e líquidos em sistemas industriais, comerciais e artesanais..

A linha de especialidades complementares compõem-se de lavadores de ar, para partículas, gases, odor e gordura. Neste setor incorpora sistemas de condicionamento de ar e equipamentos a ozônio ou ultravioletas, ou sistemas de climatização aplicados à industria, flores, cultivos de sementes, produção experimental.

Empregando tecnologias de plasma, laser e integrando todos os processos da calderaria, usinagem, ferramentaria e dispositivos a Mecatronics atende uma ampla gama de produtos e serviços reconhecidos por uma atuação em reconhecidos clientes de porte há mais de 30 anos.

As tecnologias disponibilizadas pela Mecatronics são baseadas em modernos dispositivos e sistemas que permitem ganhos de produtividade, economias em energia e melhorias nos produtos.

Tecnologia de Fornos de Secagem Industriais


Cozimento e Torrefação


Os Fornos de Secagem, Cozimento, Torrefação e Cocção Industrial da Mecatronics, foram concebidos com tecnologias modernas de excelência com simplificação absoluta, obtendo alta eficiência com baixo custo, e oferecendo rentabilidade extraordinária para a indústria usuária.

Uma linha de fornos em túneis possui tecnologias de calor recirculante elétrica, gás, infravermelho e microondas, podendo ser dotados ainda de dosadores e ou dispersores de pós tipo Scattering, dosadores de líquidos, camadas com controle perfeito de calor e distribuição e podendo ter refrigeração ao final da linha.

São especialmente adaptados a produção Alimentar, Panificação, Cereais, Farinhas, ou Agro Industria.

As principais linhas de equipamentos são fornos em tunel com calor recirculante infraermelho, resistencias, gás ou Microondas para carnes, frango, massas, biscoitos, doces, salgados, bolachas, bolos, tortas, processos especiais de secagem de frutas e legumes que podem ter ainda acoplados sistemas de resfriamento imediato no fim da linha e automatizados.

A linha de fornos rotativos Infravermelho se adequa a torrefação de cereais, farinhas, café, amendoas, milho, castanha de cajú, farinha de mandioca, tapioca, Aipim, Farinha de Milho, gergelim, cacau, chocolate em pó, e uma infinidade de processos da indústria agro-alimentar e alimentícia.

Tem um rendimento muito superior as resistencias tradicionas, e montado em alguns fornos rotativos da Mecatronics, com turbinas recirculantes de calor Infravermelho, efetiva a torrefação de cereais, como mandioca, milho, farinhas, café, chocolate, secagem de frutas e legumes, sem contato direto, ou seja sem produzir ressecamento.

 

Linhas de Produtos

(Clique nas imagens para acessar a pagina)

 

Fornos Rotativos Infravermelho




  • Secagem e/ou torrefação de grãos, cereais, sementes, alimentos, pós e farinhas e agro industriais.
    Torra de Café, milho, mandioca, e cozinha alimentos sem calor direto, evitando a secagem dos produtos excessivamente. Calor radiante por turbina de infravermelho.

Fornos MW

  • Tecnologias Microondas - Ver artigo ao lado

Esterilizadores Clínicas

Esterilizadores Industriais

Fornos Secagem Madeira

Lavadores de Ar

Dutos e Linhas de Convecção

Descontaminação de Alimentos, Cereais, Farinhas


Descontaminação Alimentar, Cereais, Farinhas, Ervas, Cereais, Sanitização e Higienização de Alimentos, Descontaminação Agro-Indústria.

Esterilização Farmacêutica, Produtos Farmacêuticos, Esterilização Medicinal, Produtos Químicos, Medicinais, Insumos, Ervas e Produtos Biológicos.

A Mecatronics tem excelentes sistemas de descontaminação de alimentos, higienização, Sanitização, e/ou esterilização em processos absolutamente naturais e não agressivos como Calor, Vapor, Microondas, UV -Ultravioleta, Infravermelho e O3 Ozonio.

Estes sistemas se aplicam a descontaminação alimentar ou esterilização de alimentos, esterilização de resíduos hospitalares, farmacêuticos, matérias primas, embalagens, e podem a custos muito econômicos oferecer uma esterilização de primeiro grau reconhecido mundialmente e contida em ampla literatura tecnológica e científica.

O Microondas é reconhecido mundialmente jutamente com vapor com uma das melhores aplicações na esterelização de resíduos hospitalares. Não deixa resíduos químicos, é absolutamente reconhecido por sua eficácia e tem custo operacional baixo, sendo produzido em diversas diferentes dimensões e potencias para aplicação mesmo local na própria instalação hospitalar.

O Ozônio descontamina ou esteriliza em tempo muito curto é poduzido no local com geradores simples, é seguro, não deixa resíduos e não agride os produtos ou meio ambiente. Dissolve-se naturalmente no ar rápidamente.

O UV Ultra-Violeta é um reconhecido um dos mais poderosos descontaminantes ou esterilizante que opera por contato direto, ou seja onde a luz puder alcançar higienizando, descontaminado ou esterilizando perfeitamente em pouco tempo.

Outro sistema de esterilização absolutamente não agressivo da Mecatronics são os sistemas de microondas contínuos e/ou por bateladas e Infravermelho.

Túnel OZO3
Conjugado ao sistema de estocagem temporária ou embalagem.

Tunel Ozonio OZ O3 representa uma tecnologia que agrega as principais pesquisas e desenvolvimento no setor de descontaminação e higienização de alimentos principalmente grãos, farinhas, sementes e pós.

Realiza-se o primeiro tratamento de choque de alta concentração de O3 Ozônio Gasoso e a seguir fluindo para o tanque intermediário, silo ou container o produto descontaminado juntamente com o Ozônio.

Este por ser mais pesado que o ar se deposita lentamente e com uma concentração moderada e decaindo mantém níveis de descontaminação muito elevados nos produtos.

Seguindo recomendações dos setores de saúde e controle alimentícios internacional, o agrupamento das duas modalidades de descontaminação, garante prolongar a descontaminação, higienização, sanitização e especialmente desinsectização por longos períodos evitando o resurgimento.

Microondas Industriais

 

O grande interesse industrial pela tecnologia microondas Industrial tem se incrementado nos últimos anos justamente pela necessidade de processos mais rápidos e equipamentos mais compactos. Diversas aplicações vêm sendo desenvolvidas em função do aquecimento seletivo de materiais e com base no aproveitamento dos efeitos térmicos produzidos durante a irradiação por microondas.

Micro-ondas são ondas eletromagnéticas, de alta frequência, do mesmo tipo das ondas de rádio, muito curtas, no entanto, elas não são fonte de calor, mas sim de energia, com frequências entre os 1000 e 300 000 megahertz (MHz).

Classificada como radiação não-ionizante, pois seus efeitos são estritamente térmicos e, portanto, microondas não alteram a estrutura molecular do material que está sendo irradiado. Já as radiações ionizantes, como os raios X e os raios gama podem, ao irradiar tecido vivo, provocar, por exemplo nas células, mutações.

No setor industrial na maior parte dos paises, assim como no Brasil, aplicações industriais podem empregar somente duas faixas de frequencia 900 MHz e 2,45 GHz.

No emprego de Microondas a aplicação do calor é homogênea sem perdas de energia para o ambiente, em um processo muito rápido com ajustes de potencia instantaneos.

Em contacto com as microondas, as moléculas polares mudam suas cargas elétricas, fenômeno denominado momento dipolo, que pode representar uma grande vantagem em determinadas aplicações.

Tendo grande poder de penetração e agindo normalmente de dentro para fora, aquece primeiro a água, e depois os demais elementos do substrato em alta velocidade (300.000 km/s).

Destaca-se o reduzido numero de empresas especializadas na elaboração de equipamentos adequados para irradiação de microondas para aplicações industriais que tem se constituindo um importante obstáculo para o avanço da área. A Mecatronics dotou-se dos melhores supridores de tecnologias e componentes nesta área e de um importante grupos de consultores e projetistas.

Componente da produção diretamente, microondas pode ser um poderoso componente na obtenção de qualificações de produtos ou processos e tem se tornado um dos mais importantes dispositivos de alta tecnologia.

Empregada no cozimento de alimentos, extração de óleos, secagem de cereais, tratamento de polímeros, na secagem de substratos, na secagem e vulcanização da borracha tanto natural como sintética e no tratamento de produtos, secagem de madeiras, esterilização de alimentos, esterilização hospitalar, esterilização de lixo hospitalar, tratamento de compósitos, processamento químico e biológico, microondas tem atualmente amplo espectro de aplicações.  

As principais aplicações industriais por microondas na industria alimenticia são: a têmpera de carne congelada e produtos avícolas, pré-cozeminto de peixes, hamburguer, para serviços de comida, secagem de diversos alimentos, pães, fermento de pão, biscoitos e confeitaria, descongelamento de produtos congelados, branqueamento de vegetais, aquecimento e esterilização de alimentos rápidos, refeições cozidas, cereais, e pasteurização e esterilização de alimentos.

 

Descontaminação Indústria de alimentos

Túnel Eletrothermo-Mecatronics
Vídeo:
https://www.youtube.com/

Túnel IR-Infravermelho Eletrothermo-Mecatronics


As tecnologias IR - Infravermelho são reconhecidas na eliminação de patogênico ou descontaminaçãos na industria alimentícia ou agro-indústria pelo efeito de calor seco e irradiação IR de ondas curtas.

Integrando linhas de produtos alimentícios, possuem grande volume de produção, na secagem higienização e/ou descontaminação.

São produzidos customizados para cada linha e volume e podem ser manufaturados em diversas potências e dimensões.

Os túneis IR Eletrothermo-Mecatronics possuem uma automação otimizada efetivando uma economia de energia superior a 30%.

São indicados para a secagem e descontaminação de alimentos, produtos agro-industriais, ervas, condimentos, farinhas.


Túnel Eletrothermo-Mecatronics
Imagem sem tampo superior para visualização de componentes
 


Túnel Eletrothermo-Mecatronics com periféricos de UV - Ultra Violeta ou Pasteurização para Resfriamento dos produtos.
Imagem com portas abertas para visualização de componentes


A linha de Túneis Eletrothermo-Mecatronics pode ser suprida com diversos periféricos para secagem de produtos alimentícios, agro-indústria, Indústria Química, Condimentos.

Na descontaminação são montados módulos de UV Ultravioleta seguido de módulos de painéis IR - Infravermelho conjugados e pasteurização final com desumidificação e choque de resfriamento compondo conjuntos de elevada eficiência e baixo custo para a indústria alimentícia.

São adequados à Descontaminação e eliminação de salmonela, bactérias, protozoários, fungos, helmintos e alguns artrópodes como exemplos de agentes patogênicos.

Estes sistemas h'bridos estão destacados na literatura internacional da Tecnologia e Ciência dos Alimentos como os mais eficientes e de menor custo em uma extensa linha de descontaminação de alimentos, farmacêuticos, produtos químicos e agro-alimentares.

Tecnologia Higienização de CArne | Frango | Peixes

Túnel OZO3 SPRAY

A linha de Túneis OZO3 SPRAY utiliza-se de água ozonizada para descontaminar carnes, peixes e frangos.

Esta tecnologia é reconhecida mundialmente tanto para produtos embalados como em natura.

São adequados à Descontaminação e eliminação de salmonela, bactérias, protozoários, fungos, helmintos e alguns artrópodes como exemplos de agentes patogênicos.

Vista Interior Túnel Descontaminação Alimentar OZO3
Spray de Água Ozônizada

Simulação de Spray de Água Ozonizada
Descontaminação e/ou Desinfecção de Carne, Frango, Peixe
Descontaminação e/ou Desinfecção de Embalagens Plásticas, bolsas, envelopes plásticos e latas de conserva.

Descontaminação em água Ozonizada e Ozônio Gasoso

Descontaminação Alimentar Spray de Água Ozonizada

Na fabricação dos produtos alimentícios ou agro-industriais e estocagem as embalagens como plásticos, bolsas, envelopes plásticos, latas de conserva dos produtos alimentícios e conteúdos como carne, frango, peixe e podem ser contaminados por germes muito perigosos como salmonela, listeria, etc.

Em caso de presença de contaminação esta vai se transmitir para todas superfícies em contato e disseminar rápidamente na esteira de transporte, sobre as mesas, facas de corte, equipamentos de embalagem, o que requer desinfetar o exterior das embalagens e o conteúdo antes da abertura.

O Ozônio é um produto totalmente natural criado por um arco elétrico que transforma moléculas de Oxigênio (O2) em Ozônio (O3) e é injetado dentro de um banho de água fria que circula em circuito fechado no spray do Equipamento.

  • Sua Ação é 52% superior ao Cloro de acordo com dados científicos.
  • É natural, porque existe mesmo na atmosfera não deixa traços remanescentes nem altum traço.
  • É ecológico por ser absolutamente natural.
  • Muito econômico porque não necessita agregados químicos ou calor.
  • Désinfection extrêmement efficace car elle tue les bactéries, virus , spores , champignons. A desinfecção alimentar é extremamente importante destruindo bactérias, virus, esporos, bolor.
  • Efetiva uma melhoria importante da Segurança Alimentar
  • A redução absoluta de dejetos poluentes
  • A supressão de emprego de produtos químicos remanescentes.
  • Economia significativa de custos de tratamento.
  • A eliminação de riscos de acidentes dos métodos atuais.

Descontaminação de Alimentos com OZÔNIO GASOSO

  • O Ozônio é um gás ligeiramente azulado, e um agente antibacteriano muito possante. Sua penetrabilidade, a grande reatividade se sua decomposição natural fazem do ozônio ideal para assegurar a segurança microbiológica dos elementos, dos alimentos, dos produtos alimentícios e dos equipamentos sem deixar resíduos químicos.
  • Destaca-se que o Ozônio é 52 % mais possante que o cloro e se concretiza muito mais eficaz sobre um conjunto muito mais largo de micro organismos que outros desinfetantes.
  • O Ozônio permite de desativar as bactérias, virus, leveduras, bolor e parasitas. A desinfecção por oxigênio enriquecido (ozônio) é produzido pela ruptura das células ou ruptura da membrana plasmática. Este método é mais eficaz que o do Cloro que que age por difusão do protoplasma das celulas ou inativação das enzimas, o Cloro elimina os micro organismos agindo sobre o transporte de nutrientes através da parede celular e não sobre os processos metabólicos diretamente.
  • O Ozônio gasoso age descontaminando, eliminando bolores e aumentando o tempo de conservação de produtos de panificação, bolos, panetones, reduzindo a umidade superficial e secando ligeiramente.
  • Normalmente impede a formação de bolor nos pães, bolos e panetones, biscoitos por longo tempo triplicando ou quadruplicando o tempo de prateleira.
  • O Ozônio é um gás e um bactericida extremamente eficaz e natural.
PEF - Pulsed Electric Field

Pasteurização à Frio de Sucos, Produtos Lácteos, Produtos Alimentícios

Os novos processos de pasteurização à Frio ou à baixa temperatura como o PEF Pulsed Electric Field envolve a aplicação de Pulsos de Alta Voltagem em alimentos colocados entre dois eletrodos.

O tratamento de pasteurização é conduzido em temperatura ambiente e sub ambiente em menos de 1 Segundo.

Comparado com pasteurização térmica tradicional, a diferença de eliminação dos contaminantes é pouco melhor, entretanto as diferenças de sabor, aroma, cor são muito importantes e produziram o efeito dos produtos tratados por este processo serem vendidos nos mercados europeus e americanos a preços muito superiores devido à qualidade.

Os tempos de prateleira também se mostraram superiores.

Sendo absolutamente natural sem deixar algum resíduo químico ou modificação dos produtos foi dado como completamente seguro e recomendado pela FDA Americana e Orgãos e Controle Europeus.

A dinâmica de inativação microbiana da descontaminação provoca uma disrupção da célula envolvente dos patogênicos rompendo a membrana e impedindo qualquer reativação como ocorre em outros processos.

O nível de descontaminação é elevadíssimo e atestado por inúmeros estudos incluindo a publicação da FDA - Food and Drug Administration:
FDA - Documento de Aprovação

Destaca-se ainda o baixíssimo custo de pasteurização por baixo emprego de Energia Elétrica e do processo integral.


Descontaminação de Produtos alimentícios sólidos - PEF

A descontaminação de produtos alimentícios sólidos tem limitações na salinização, dimensão dos sólidos e conteúdo de bolhas de ar interior.

Em princípio o processo de descontaminação de alimentos sólidos deve ser aplicado para produtos que podem resistir a elevados campos de corrente elétrica.

Conclusivamente nos produtos sólidos que podem ser aplicados o processo PEF - Pulsed Electric Field é de elevada eficácia e muito baixo custo e consumo de energia.

 

PUV - Pulsed Ultravioleta


PUV - Pulsed Ultra Violeta é considerado um dos sistemas mais eficazes, natural e de baixo custo de descontaminação de sólidos e líquidos.

Pulsed Ultravioleta pode ser empregado para descontaminação, sanitização e esterlização de líquidos transmissíveis como água, processos químicos, produtos farmacêuticos líquidos claros, Buffers ou produtos que se mantém líquidos tornando-se mais ou menos ácido, soluções de proteínas diluídas para procedimentos de inativação de virus.

O PUV Pulsed Ultravioleta pode ainda ser usado para descontaminar e esterlizar laboratórios de microbiologia, ambientes hospitalares, esterilização de instrumentos cirúrgicos, materiais de implante e principalmente a esterilização de embalagens farmacêuticas.

FDA - Documento de Aprovação PUV - Pulsed Ultra Violeta (link)

Plasma à Frio - Esterilização - descontaminação

Plasma à Frio (Cold Plasma) é descrito como o quarto estado da matéria, quando ionizado pode conduzir energia como um espécie de condutor elétrico como um fio tubular com emprego de um gás a pressão ambiente praticamente.

Plasma não térmico ou plasma à frio é consequencia da ionização que retira o equilibrio magnético dos atomos do gás neutro empregado fazendo-o perder um ou mais elétrons do originalmente átomo eletricamente neutro e fazendo-o criar um plasma atraído pelo campo elétrico, magnético, térmico, elétrico, e frequencias de rádio ou microondas..




Os gases empregados no plasma à frio são diversos, do Hélio, argonio e eventualemente o proprio ar.

O plasma à frio caracteriza-se por um consumo de energia muito reduzido, e absolutamente seguro por não produzir senão em temperaturas muito reduzidas a descontaminação de alimentos absolutamente mais segura que todos processos químicos e térmicos, a esterilização de materiais medicinais ou mesmo de cirurgias ou ferimentos, a esterilização em odontologia e de implantes.

Estando muito avançado em praticamente todos os campos com imensa variedade de estudos e aplicações práticas não produz qualquer resíduo ou toxicologia seja em aplicações orgânicas ou inorgânicas.

Devido ao grande número de irradiações que produz pode ser usado na descontaminação segura de produtos alimetícios sólidos, sem qualquer modificação, mas atualmente vários estudos e experiências práticas conduzem a estudos que alteram os produtos por novas formas de aplicação, conduzindo à melhoria do sabor, odor, textura e especialmente duração.



Plasma à Frio Atmosférico
apresenta considerável interesse para uma amplo espectro de aplicações de ambiental, biomedicinal e industrial aplicação, como modificação de superfícies, como entalhar ou marcar superfícies, funcionalização como hidrofilização, hidrofobização, adesividade, printabilidade, controle de poluição do ar, desperdícios de água na industria textil, aplicações medicinais, descontaminação bacterial e esterilização.

A tecnologia Plasma à Frio Atmosférico é relativamente uma abordagem nova (1990) visando aprimorar segurança microbiológica em conjunção com a manutenção de atributos sensoriais dos alimentos tratado. Nos anos recentes tratamento com Plasma à Frio Atmosférico de frutas frescas, vegetais e outros produtos tem sido objeto de muita pesquisa, as quais demonstraram que o Plasma à Frio Atmosférico pode ser uma excelente alternativa para os métodos convencionais na composição dos métodos de produção alimentar.

A vantagem chave da aplicação de Plasma à Frio Atmosférico é o mínimo uso de água, inativação de todos os tipos de microorganismos. natureza não tóxica, redução dos custos operacionais se o ar atmosférico é empregado como gás operacional e o desenvolvimento de sistemas de larga escala para o tratamento de produção de diferente commodities.

Fornos Indutivos e Convecção


Infravermelho, Elétricos e Gás

O infravermelho representa um dos melhores sistemas de cozimento, tostagem e mesmo esterilização de alimentos. A Mecatronics em associação com a Eletrothemo produz fornos com IR -Infravermelho de ondas curtas e médias em diversas configurações.

Efetivando a secagem, cozimento ou torrefação em pouco tempo economizam energia muito acima dos demais sistemas e tem excelente durabilidade, rápido aquecimento, e vida útil, podendo atingir temperaturas muito elevada das resistencias normais.

Os fornos continuos da Mecatronics podem ser ainda por caixas de resistência laterais e calor recirculante, podendo ainda gerar vapor.

Alguns fornos da Mecatronics em Tuneis Contínuos, podem ter mesmo o bronzeamento de carnes, torrefação de farinhas, cereais e seguido de resfriamento para resguardar suas qualidades, e processar a embalagem.

Os fornos da Mecatronics servem para salgados, doces, tortas, chocolates, carnes e massas, pós e cereais, farinhas e ingredientes da industria.

 

Descontaminaçào Microondas - Rádiofrequencia


Microondas Descontaminação Alimentos e Secagem

Microondas é reconhecido efetivo para a secagem de alimentos, materiais industriais, produtos, resinas, farinhas, produtos agro-industriais, etc.

Na secagem e fabricação de materiais alimentícios e agroindustriais o uso de microondas permite redução no tempo de processamento, economia de energia e melhora na uniformidade microestrutural dos produtos.

Com vantagens sobre técnicas de aquecimentos convencionais, a secagem e cosimento usando microondas vem sendo empregada por empresas em todo o mundo. Entretanto, os benefícios do uso das microondas só são obtidos quando o cozimento ou secagem é realizada com o controle e entendimento de uma série de parâmetros e aspectos envolvidos no processo.

Outros fatore reconhecidos mundialmente no Microondas é sua capacidade de descontaminação de alimentos. Produzindo um aquecimento de dentro para fora liquida patogênicos e microorganismos em tempo muito reduzido sem alterar o produto.

Possuimos imensa literatura sobre aplicaçõe se microondas, testes e aplicações que disponibilizamos à nossos clientes.

 

Fornos Microondas Industriais Batelada ou à Vácuo
Produção de Chips de Mandioca, Chips de Provolone,
Chips de Legumes, desidratação de Frutas e Legumes,
Grãos, Farinhas e Suplmentos Alimentares.

 
Fornos de Microondas Industriais Contínuos

 

Tecnologias da empresa Shanghai Nasan - Representada com exclusividade pela Mecatronics Equipamentos Industriais, com componentes originais Schneider, Siemens, Samsung, integram sistemas de microondas a sistemas industriais contínuos de Secagem Cozimento, descontaminação, higienização, desintectização, descongelamento, processos de tratamento de polímeros e borrachas, cerâmica, tratamento.

Os modelos representados no site representam apenas uma parte da linha da Shanghai Nasan e modelos específicos podem ser desenvolvidos para aplicações especiais customizadas.

Desde sistemas simples até fornos microondas com vácuo, modelos sob pressão podem ser manufaturados sob pedido.

 

UV Ultravioleta - Descontaminação de Alimentos

 

O tratamento com radiação UV - Ultravioleta, em processos de desinfecção, descontaminação e ou esterilização a seco e a frio, é simples e eficaz. Pode ser considerado de baixo custo, quando comparado com outros métodos de esterilização e descontaminação.

No entanto, a principal limitação dessa tecnologia envolve o baixo grau de penetração que dificulta o alcance da radiação por toda a carga microbiana existente no alimento.

Por esta razão, é mais utilizado em esterilização de superfície, como por exemplo, em descontaminação de embalagens plásticas para alimentos, ou produtos que permitam a irradiação superficial direta.

No comprimento de onda germicida, a radiação UV-C é suficiente para causar deslocamento
físico de elétrons e quebra de ligações no ácido desoxirribonucleico (DNA) dos microrganismos. Isso
altera seu metabolismo e reprodução, ou seja, o dano aos sistemas de reprodução das células as
levam à morte celular.

A radiação UV apresenta baixo comprimento de onda e intensa energia, assim como a energia
de uma ligação química e a de um fóton, capaz de provocar sérias consequências fisiológicas como,
por exemplo, a inativação do DNA, que é vital às funções metabólicas e reprodutivas de microrganismos.

As mais recentes tecnologias UV - Ultravioleta estabelecem aumento importante na duração de alimentos desde horti fruti-granjeiros, frutas, legumes, carnes, peixes, frangos, pizzas e produtos alimentícios congelados.

Cadeia do Frio - Tecnologias

A Mecatronics possui suas origens na área térmica especialmente em refrigeração e ar condicionado, e participa da empresa Kentherm - Tecnologias Cadeia do Frio:

www.kentherm.com.br

*** Consultoria em Sistemas de Embalagens e Conservação de Transportes Frio ou Quente ou Conservação Farmacêutica, Alimentícia, Veterinária, Biológica, Odontológica e Medicinal.
- microondas Esterilizaçãoe
- Esterilização Ozônio Cereais - Esterilização Alimentos - Extração Oleo Vegetal
- microondas indústrias Farmacêuticas
- Esterilização UV - Ultravioleta
- microondas Indústrias Cerâmicas
- Esterilização Ozônio